R. Expedicionário Holz, 601 sala101, América, Joinville/SC
+047 3207 2074
comercial@albesbrasil.com.br

Auditoria Interna

Auditoria Interna

 

O que é auditoria interna?

A auditoria interna, também conhecida como auditoria de primeira parte é um processo sistemático, independente e documentado para obter evidências objetivas e determinar a extensão na qual os processos e procedimentos estabelecidos e implementados pela organização são atendidos.

Para que serve?

Além de ser um requisito normativo, serve para buscar a conformidade dos processos e obter informações que possibilitem ajustes e melhorias nos processos como um todo. Através da auditoria interna é possível avaliar se o sistema de gestão está efetivamente implementado e mantido e aperfeiçoá-lo.

Quando deve ser realizada?

A empresa deve definir a periodicidade mais adequada, no entanto, é recomendável que todos os processos sejam auditados pelo menos uma vez ao ano.

Quem pode fazer uma auditoria interna?

A auditoria interna pode conduzida pela própria organização ou em seu nome. O auditor deve possuir conhecimento e/ou experiência específica e manter a imparcialidade do processo, por estes e outros motivos, a Albes Brasil sendo uma empresa especializada no assunto, pode auxiliar a sua empresa neste processo.

Como é realizada?

Conforme programa e plano de auditoria previamente definido junto à organização, levando em consideração o tamanho, natureza, escopo, critérios e tipo de riscos associados aos processos. Os métodos para a realização de auditoria podem variar de acordo com os objetivos de auditoria, sendo os mais comuns entrevistas, análise crítica de documentos e testes.
Toda e qualquer auditoria deve observar os princípios de auditoria que é um pré-requisito para se fornecer conclusões relevantes e suficientes para permitir que outros auditores cheguem a conclusões semelhantes em circunstâncias semelhantes.

 

Conclusões de auditoria

A auditoria é concluída quando todas as atividades de auditoria planejadas foram realizadas.
Ao final da auditoria interna é emitido um relatório completo, preciso, conciso e claro com o registro das constatações de auditoria incluindo um resumo das conformidades, detalhes de não conformidades e oportunidades de melhorias quando aplicável.