R. Expedicionário Holz, 601 sala101, América, Joinville/SC
+047 3207 2074
comercial@albesbrasil.com.br

ISO 42001

A NORMA SOBRE SISTEMA DE GESTÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O que é a ISO/IEC 42001:2023?

A ISO/IEC 42001:2023 é a primeira norma internacional a definir os requisitos para implementação, manutenção e melhoria contínua de um Sistema de Gestão de Inteligência Artificial (SGIA) dentro de uma organização. Publicada em dezembro de 2023, ela guia o desenvolvimento e uso responsável da Inteligência Artificial, alinhando-se com princípios éticos e legais.
A certificação aumenta a confiança das partes interessadas, melhora a reputação da organização, aumenta a competitividade, melhora eficiência e produtividade, e reduz custos.

Quais são os principais objetivos da norma?

Aumentar a confiança das partes interessadas

Demonstra o compromisso da organização com a gestão responsável da IA, aumentando a confiança de clientes, parceiros, investidores e da sociedade em geral.

Melhorar a governança da IA

Fornece um framework para a organização estabelecer e implementar políticas e processos para o desenvolvimento e uso responsável da IA.

Gerenciar os riscos da IA

Ajuda a identificar, avaliar e mitigar riscos associados ao desenvolvimento e uso da IA, como vieses, discriminação e falta de transparência.

Promover a inovação responsável

Cria um ambiente propício para inovação responsável em IA, assegurando que a tecnologia seja usada de forma ética e sustentável.

QUEM SE BENEFICIA DA NORMA?

Qualquer organização que desenvolva, utilize ou planeje usar IA pode se beneficiar da ISO/IEC 42001:2023, incluindo empresas de todos os portes e setores, governos, ONGs e outras instituições.

QUAIS OS REQUISITOS DA NORMA?

A norma estabelece requisitos para a implementação de um SGIA, incluindo política de IA, governança da IA, gestão de riscos, ética e direitos humanos, transparência, explicabilidade, monitoramento e avaliação.

COMO SE CERTIFICAR?

A organização deve implementar um SGIA que atenda aos requisitos da norma e passar por auditoria por um organismo de certificação acreditado.

A implementação deve ser adaptada às necessidades específicas de cada organização.

O tamanho e complexidade da organização influenciam o tempo e recursos necessários para implementação.

Profissionais qualificados podem auxiliar na implementação e manutenção do SGIA.

Controles da
ISO 42001:2023